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Quando se trata de divulgar sua solução para o mundo, a capacidade de comunicar sua ideia de forma clara e persuasiva é determinante para o sucesso.
No meio de várias ofertas e chamadas persuasivas, a sua solução tem que se destacar.
E para isso, você deve estruturar um bom Pitch.
O “Pitch” nada mais é do que uma apresentação, que tem como objetivo chamar atenção do cliente.
Ele pode ser realizado presencialmente, pelo telefone, por videoconferência e até mesmo por conteúdos nas redes sociais.
Construir um pitch eficaz é mais do que apenas uma apresentação visualmente estética.
É sobre traduzir ideias em uma história com narrativa envolvente, dados concretos e uma visão inspiradora.
Na jornada da inovação, um pitch bem elaborado pode:
Na prática, existem 03 princípios básicos para construir um bom pitch:
✅ Precisa ser direto ao ponto — Hoje em dia, tempo é dinheiro. Principalmente para investidores, executivos e líderes de grandes negócios, ou seja, o seu Pitch precisa ser CURTO o suficiente para ele ser lembrado posteriormente.
✅ Precisa ter palavras de impacto — nem sempre é sobre uma apresentação 100% formal. O foco deve ser sempre gerar impacto e conexão com quem é o seu alvo principal.
✅ Precisa deixar clara a proposta de valor — quando se trata de inovação e empreendedorismo, o seu pitch deve ser formado de: problema e solução. Ele realmente endereça o problema de forma assertiva? Ele mostra como a sua solução e seus benefícios resolvem o problema?
Diferentes públicos requerem abordagens distintas.
As informações relevantes para um consumidor final não são as mesmas para executivos de alto escalão do conselho.
Mas é igualmente importante que ambos compreendam o valor da sua solução, ou a urgência de um problema.
Para adaptar sua comunicação a cada ocasião, existem diferentes tipos de pitch:
Embora diretrizes e boas práticas ajudem na construção de pitches eficazes, é preciso falar que não há uma fórmula mágica.
Construir um pitch não é uma ciência exata, mas sim uma arte em constante lapidação – envolve prática, refinamento e muita adaptação.
Cada pitch é como uma peça única, que deve ser moldada com cuidado e ajustada de acordo com o público e o contexto.
O sucesso depende de diversos fatores: clareza da mensagem, autenticidade do apresentador, apelo emocional da narrativa, relevância das informações e, claro, a receptividade do interlocutor.
No fim, criar um pitch é um processo contínuo que exige flexibilidade e dedicação.
É como uma peça em evolução, que se adapta e se fortalece a partir das reações e interações com o público.
Para ficar ainda mais didático, trouxe o pitch da Netflix:
“Assista de qualquer lugar, cancele a qualquer momento”.
Esse é o diferencial competitivo deles: filmes, séries e documentários disponíveis a qualquer momento e em qualquer lugar.
Em uma frase curta, ela passa não só a essência da proposta de valor, mas também reforça um diferencial competitivo importante: a flexibilidade.
Essa frase está em um contexto maior dentro do site, como imagens dos conteúdos e formas de pagamento. Ela é simples, rápida e direta, mas é complementada pelo visual do site, pelo catálogo e pela introdução da empresa.
Essa clareza de proposta é essencial para que o público entenda o valor do serviço logo de início.
Para encerrar, quero que façam uma reflexão: qual foi o último pitch que você ouviu?
Todos nós somos impactados por pitches diariamente.
Um bom pitch ajuda na jornada empreendedora e corporativa, então é importante aprender a reconhecer um pitch bem-feito.
💡 Experimente praticar seu pitch para um colega de trabalho ou até mesmo um familiar. Afinal, explicar seu trabalho de forma clara e convincente é o primeiro passo para conquistar a atenção e o interesse em qualquer contexto profissional.
CEO da Future Dojo e Sócio ACE Ventures
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